Você está aqui: Página Inicial / Seminários / 28/03/2019 - Usando a TRI para avaliar o nível de infestação de cancro cítrico em pomares de laranja - Palestrante: Oilson Alberto Gonzatto Junior e Marcos Jardel Henriques (PIPGEs)

Quando 28/03/2019
das 14h00 até 18h00
Adicionar evento ao calendário vCal

Seminários do grupo de Modelos de Variáveis Latentes

Data e horário: 28/03/2019 - 14h

Local: Sala 3-103 do ICMC/USP

Título: Usando a TRI para avaliar o nível de infestação de cancro cítrico em pomares de laranja

Palestrante:  Oilson Alberto Gonzatto Junior e Marcos Jardel Henriques (doutorandos do PIPGEs)

Resumo:

O Cancro Cítrico é uma doença que ataca todas as plantas cítricas e é causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri. Ainda é uma doença pouco controlada e, quando presente, pode causar grandes prejuízos, quali e quantitativo, aos citricultores. Muitas vezes, dependendo da infestação, as árvores de citros precisam ser exterminadas ficando proibido, por lei, o plantio de novas mudas de citros, no talhão, por pelo menos dois anos. Sendo assim, o treinamento de profissionais para as corretas identificações e mensurações desta doença a campo, é indispensável nas tomadas de decisões para o assertivo controle. Uma amostra de alunos de agronomia, após treinamento de identificação da doença por meio de escalas diagramáticas, respondeu a questionários que visavam identificar a capacidade de dedução do percentual de infestação. Com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), foi possível dar continuidade a criação de um sistema de avaliação da acuidade visual dos discentes, o que permitiu estabelecer critérios mais sofisticados para apurar o quanto cada aluno aprendeu e o que precisa ser reforçado do ponto de vista da área agronômica.

registrado em: