Você está aqui: Página Inicial / Seminários / 30/08/2019 - 110 anos da distribuição t de Student - Palestrante: Gustavo L. Gilardoni (UnB)

Quando 30/08/2019
das 10h00 até 12h00
Adicionar evento ao calendário vCal

SEMINÁRIO CONJUNTO UFSCAR/USP

Data e Horário:
30/08/2019 às 10h

Local:
Sala 43 do DEs-UFSCar

Título:
110 anos da distribuição t de Student

Palestrante:
Gustavo L. Gilardoni, UnB

Resumo:
Faz 110 anos William Sealy Gosset (a.k.a. Student) publicou no jornal Biometrika o trabalho "The probable error of a mean" onde introduz a distribuição posteriormente conhecida como t de Student. O trabalho foi motivado pela necessidade de melhorar o processo de produção nas cervejarias Guiness e foi revolucionário em vários sentidos, notavelmente pela introdução de inferência para amostras de tamanho pequeno, mas também por considerações relativas a robustez e simulação que só viriam a ser formalizadas muitos anos depois.
Nesta apresentação será discutido brevemente o trabalho de Gosset e o contexto histórico e estatístico no qual foi desenvolvido.

registrado em: