You are here: Home / Seminars / Nov 25, 2022 - Alguns processos estacionários envolvendo expansões da distribuição Lindley - Speaker: Maria do Carmo Soares de Lima (UFPE)

When Nov 25, 2022
from 02:00 PM to 04:00 PM
Add event to calendar vCal

UFSCar/USP joint Seminar

Announcement file.

Scheduled for:

Nov 25, 2022, at 2:00 pm
(GMT-03:00) Brasilia Standard Time - Sao Paulo

Video call link HERE.

Speaker:
Maria do Carmo Soares de Lima (UFPE)

Title:
Alguns processos estacionários envolvendo expansões da distribuição Lindley

Abstract:
Durante as últimas décadas foi dada grande atenção à proposta de novas distribuições. A necessidade da pesquisa na área de teoria de novas distribuições veio, dentre outros aspectos, do fato de encontrar um melhor ajuste a conjuntos de dados reais, que são modelados por distribuições conhecidas na literatura.  Com a quantidade relativamente grande de trabalhos na área, propor novos geradores/distribuições, tem se tornado complicado, uma vez que os revisores das revistas de publicação não veem mais a inovação no tema. Diante disso, o presente trabalho traz um tema pouco trabalhado na literatura de novas distribuições: o seu contexto em séries temporais. A ideia aqui é tomar uma distribuição conhecida na literatura (nesse caso, a Lindley e uma de suas extensões) e escolher um processo estacionário a ser utilizado. Algumas propriedades do novo processo serão desenvolvidas, bem como a estimação dos parâmetros, usando os métodos de mínimos quadrados condicionais e gaussiano. Adicionalmente, estudaremos o desempenho do novo processo quando comparado com outros existentes na literatura em termos de aplicação a um banco de dados reais.

Bio:
Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2009) e mestrado em Estatística (finalizado em 2012), ambos realizados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiências nas áreas de Estatística e Matemática. Prestou serviços à UFPE como professor grau 3 substituto no departamento de Matemática. Doutora também pela UFPE (2015). Atualmente exerce o cargo de professor Adjunto Classe C na UFPE, fazendo parte do corpo da pós-graduação em estatística desta universidade, como membro permanente. Além disso, participa do grupo de pesquisa de modelagem e métodos estatísticos, com alguns trabalhos em desenvolvimento na área. Além disso, assumiu o cargo de coordenadora da pós-graduação supracitada de 2019 a 2022. Atualmente assume cargo de vice-coordenadora da mesma pós-graduação.

Filed under: